Entenda porque sua empresa precisa de um bom Antivírus

Antivírus

A utilização de computadores é uma necessidade em diversas organizações, inclusive as de pequeno e médio porte. Diante dessa realidade, faz-se cada vez mais necessária a utilização de softwares de de proteção – os famosos antivírus.

Essas ferramentas são importantes não apenas para proteger informações confidenciais, mas também para proteger as máquinas de danos decorrentes de vírus, acesso à páginas perigosas e também pode evitar invasões.

Descubra, nesse post, quais problemas podem ser gerados pelos vírus e as vantagens de um bom antivírus!

Afinal, o que são vírus de computador?

Os vírus nada mais são que programas de computador, criados com o propósito de gerar algum dano para usuários da internet. Existe uma infinidade deles na rede e podem causar vários problemas, alguns deles muito difíceis de reverter.

Esses programas estão espalhados na web e podem infectar os computadores através de diversas fontes: links e páginas duvidosas, itens baixados, anúncios, pen drives, entre outras. Os mais conhecidos são Trojan (Cavalo de Tróia), utilizado para ter acesso remoto ao computador; Spywares, capaz de roubar senhas e logins; e Malware, utilizado para roubar informações, divulgar serviços e apagar dados.

Quais problemas podem ser causados por vírus?

O primeiro deles é a perda de produtividade. Quando acometidos por vírus, os sistemas e mesmo o acesso à internet podem ficar bastante lentos. Isso pode resultar em perdas financeiras significativas, dependendo do tipo de negócio.

Além disso, alguns vírus se replicam indefinidamente até que algo os pare. São os conhecidos spams, que atingem vários usuários da rede, em especial os menos experientes.

Esse tipo de problema pode ser exemplificado pelas situações em que se abre um determinado link e, a partir disso, ele passa a ser compartilhado com toda a rede de contatos, sem que o usuário de fato tenha compartilhado.

Por fim, e provavelmente o mais sério deles, é o roubo de dados e informações confidenciais. Tal dano pode comprometer o desempenho e a reputação de diversas organizações; além de serem difíceis de resolver, uma vez que, divulgados os dados, controlar sua reprodução passa a ser uma tarefa bastante complicada.

Quais as vantagens de um antivírus corporativo?

Então, diante da infinidade de ameaças existentes, é importante lançar mão do uso de bons antivírus, para tentar evitar que tantos problemas possam acontecer.

Existem antivírus gratuitos e de utilização mais doméstica, entretanto, a maioria dos profissionais de TI não recomenda sua utilização como solução para proteção de computadores em ambientes corporativos, pois sua atuação é limitada e a economia acaba não compensando.

Além dos benefícios apresentados pelos antivírus gratuitos, os corporativos oferecem soluções mais avançadas, de maior qualidade e específicas para empresas.

As opções voltadas especificamente para empresas facilitam alguns aspectos de administração, pois atualizam automaticamente e contam com equipe de assistência técnica especializada. Esse aspecto também facilita e reduz custos financeiros e de tempo relacionados à manutenção de equipamentos.

Faz-se importante ressaltar que, inclusive, ao usar soluções antivírus não-corporativas, as empresas infringem a Lei Brasileira de Software.

Ao deixar sua rede desprotegida, a empresa passa a assumir os riscos dos eventuais problemas com vírus. Investir em um bom antivírus corporativo é, então, indispensável para garantir a segurança das informações da sua empresa!

Mas lembre-se: um antivírus instalado no computador não é o suficiente para estar seguro, pois caracteriza-se como um complemento de segurança para seu dispositivo. É fundamental que o usuário saiba utilizar o computador de maneira consciente!

Esse conteúdo foi útil pra você entender um pouco melhor a importância dos antivírus para uma empresa? Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *