Parceiros

Você está aqui: InicialBlogVMware compra startup Nicira por US$ 1,2 bi e entra no mercado de SDN

VMware compra startup Nicira por US$ 1,2 bi e entra no mercado de SDN

Publicado em: 24/07/12

Esta é a quarta aquisição da companhia este ano, que já abocanhou a Cetas Software, Wanova e Dynamics Ops

A VMware foi retardatária quanto ao mercado de software definindo rede (software-defined networking), mas a aquisição de 1,2 bilhão de dólares da startup de SDN Nicira, anunciada esta semana, pode ajudar a alavancar a companhia para dentro deste mercado em crescimento.

A fabricante pagará 1,05 bilhão em dinheiro e 210 milhões em prêmios não fechados pela Nicira, de Palo Alto, Califórnia (EUA), que tem atraído profissionais de muito talento de companhias como Juniper e Cisco, incluindo Alan Cohen, ex-vice-presidente  para empresas e setor público da Cisco, que atua como VP de marketing na Nicira.

Esta é a quarta aquisição da companhia este ano, que já abocanhou a Cetas Software, Wanova e Dynamics Ops.

O acordo, que está sujeito à aprovação legal, foi aprovado pelo conselho da VMware e da Nicira, assim como pelos acionistas da startup. As empresas esperam finalizar a aquisição até o final deste ano.

Steve Herrod, CTO da VMware, disse que a companhia continuará a dar suporte ao Open vSwitch da Nicira e à sua plataforma de virtualização de redes, que conecta infraestruturas de redes heterogêneas e que são desenhadas para data centers prontos para a nuvem.

“Quando combinados com a brilhante equipe e tecnologias da VMware, eu acredito que nós teremos a mesma oportunidade de fazer para as redes o que já estamos fazendo para os servidores e para outras várias partes dos data centers”, afirmou Herrod em blog no post da companhia.

“A VMware está compromissada em manter a Nicira aberta e em também trazer valor adicional e opções heterogêneas de ambientes, como o OpenStack, CloudStack e outras comunidades relacionadas de nuvem”, disse o CTO.

A implementação da plataforma de virtualização de redes (NVP, de Netowork Virtualization Platform) à ponta da rede e a gestão é feita através do que a Nicira chama de “arquitetura controlada de clusters distribuídos”. O próprio software trata a rede física como um backplane IP, e o sistema da Nicira cria a rede virtual que pode oferecer os mesmos serviços de uma rede física.

A Nicira criou o OpenFlow, iniciou o projeto Open vSwitch e lidera o projeto Quantum dento da OpenStack, disse Martin Casado, cofundador e CTO da Nicira, que acrescentou que as tecnologias da startup se encaixam perfeitamente com as tecnologias de servidores, storages e redes da VMware.

“Conforme nos movemos para o futuro com a VMware, nos absolutamente perseguiremos nosso comprometimento em contribuir e até mesmo acelerar esses projetos. Nuvem significa estar aberto. Essa abertura está em nossas raízes e ficaram aqui”, finalizou Casado.

A Nicira foi fundada pelos pesquisadores da Universidade de Stanford Martin Casado e Nick MeKeown, e pelos pesquisadores da Universidade de Berkley Scott Shenker e posteriormente recebeu Andressen Horowitz, o Lightspeed Venture Partners e New Enterprise Associates.

Diane Greene, cofundadora e ex-CEO da VMware, e Andy Rachleff, cofundador da Benchmark Capital, são investidores individuais da Nicira.

Fonte: http://crn.itweb.com.br/37991/vmware-compra-startup-nicira-por-us-12-bi-e-entra-no-mercado-de-sdn/

Você pode se interessar por:

DoctorNet - Redes e Conectividade
Fone: (53) 3028-9559 / Capitais e Regiões Metropolitianas 4004-0435 Ramal 9559
Rua General Osório, 1092 - Centro
Pelotas/RS - CEP 96020-000

Acompanhe-nos

by Sigales.com

  • DoctorNet
  • DoctorNet
  • DoctorNet
  • DoctorNet