Parceiros

Você está aqui: InicialBlogMoovia: rede social profissional diferente

Moovia: rede social profissional diferente

Publicado em: 26/09/12

Uma rede social com plataformas de trabalho ou uma plataforma de trabalho que é rede social? A Moovia, de Florianópolis, não tem uma resposta simples para a pergunta. O que não tem impedido a empresa de cair no gosto de muita gente.

Equipe da Moovia: Daniel Wunderlich, Elton Miranda, Darlan Alves e Rodrigo Griesi. Foto: divulgação.

Criada no início do ano com um aporte de US$ 300 mil de um fundo de investimentos, a startup fundada por Rodrigo Griesi e Daniel Wunderlich foi eleita pela revista norte-americana Forbes como uma das mais promissoras do momento.

A Moovia apresenta uma abordagem diferente para o conceito das redes sociais profissionais, nicho liderado pelo LinkedIn, com uma base de 175 milhões de cadastros.

“Muitos falam de nós como uma ameaça ao LinkedIn, mas vejo diferenças entre as plataformas. Até temos o recurso de importar os dados do site (LinkedIn) para o currículo na Moovia”, explica Rodrigo Griesi.

CURRÍCULO DINÂMICO

Conforme explica Griesi, o ambiente da Moovia permite que os usuários se cadastrem gratuitamente e mostrem suas habilidades e talentos e façam uma rede de contatos, construindo sua reputação profissional em tempo real.

O modelo busca uma interatividade maior do que o modelo currículo do LinkedIn – que recentemente incluiu um novo recurso de endorsements para deixar a sua ferramenta menos “quadrada”.

Na Moovia os usuários podem ter um currículo dinâmico, onde quem colabora também faz as referências, da mesma forma que um perfil pessoal no Facebook.

Pessoas deixam feedbacks e elogios para os usuários, conhecendo gente talentosa para formar equipes, participando de projetos e executando o trabalho desejado.

O trabalho é feito em espaços criados dentro do próprio site, com datas e tarefas delegadas aos usuários.

O feedback e o acompanhamento dos projetos e participantes é dado através de badges, de notas ou “curtindo” determinadas tarefas.

“A idéia dos badges nasceu como uma jogo, mas foi levada a sério por muitos. Esta gamificação acabou se tornando uma motivação para o trabalho”, afirma Griesi.

Segundo o empresário, a ferramenta caiu no gosto de universidades, agências de design e free lancers de programação e marketing, com cerca de 30 mil tarefas executadas em projetos.

USUÁRIOS

Atualmente, cerca de 11 mil pessoas estão cadastradas na nova rede, com 20% deles no Brasil, 20% nos Estados Unidos, e os outros 60% espalhados pelo mundo.

A manutenção do site é realizada por sete pessoas – quatro da equipe da Moovia, sediada na capital catarinense, e outros três trabalhando remotamente.

“Temos profissionais do Oriente Médio cadastrados do site, e inclusive um dos nossos colaboradores é da Polônia”, revela Griesi.

AÇÃO E REAÇÃO

Para o co-fundador do site, o potencial da Moovia reside em sua sintonia com um novo perfil de trabalho no mercado. Diferentemente de carreiras focadas em empresas e tempos de trabalho, ele acredita que hoje competências e networking são as referências que mais pesam.

“Assim como muitas pessoas estão elogiando o projeto, existem outras mais conservadoras que estão torcendo o nariz para a gente”, observa.

Um dos termômetros para ver a recepção do público à Moovia ocorreu na última semana, onde a equipe do site foi um dos expositores no salão da TechCrunch Disrupt, evento de tecnologia em São Francisco.

Na ocasião, a empresa aproveitou para levar o nome da rede social ao um público maior e também para fazer contatos no Vale do Silício, assim como prospectar fundos para a segunda rodada de investimentos no site.

“O momento é de agregar novas funcionalidades e trazer usuários para a ferramenta, para depois pensarmos em estratégias de rentabilizar o site, como o serviço de recrutamento para empresas. Acredito que a virada deve ocorrer a partir de 2014”, projeta Griesi.

Fonte:http://www.baguete.com.br/noticias/25/09/2012/moovia-rede-social-profissional-diferente

Você pode se interessar por:

DoctorNet - Redes e Conectividade
Fone: (53) 3028-9559 / Capitais e Regiões Metropolitianas 4004-0435 Ramal 9559
Rua General Osório, 1092 - Centro
Pelotas/RS - CEP 96020-000

Acompanhe-nos

by Sigales.com

  • DoctorNet
  • DoctorNet
  • DoctorNet
  • DoctorNet