Parceiros

Você está aqui: InicialBlogGerenciamento exige visão holística

Gerenciamento exige visão holística

Publicado em: 20/07/12

Léia Machado     19/07/2012

Independente do tamanho da empresa, o principal papel do gestor é assegurar o crescimento e desenvolvimento da companhia com foco sustentado nos lucros. A ele é dada a missão de exercer sua autoridade, dirigindo cada membro de sua equipe. Mauro Peres sabe muito bem lidar com essa situação, já que há cinco anos lidera aproximadamente 80 profissionais na consultoria IDC no Brasil.

O executivo anunciou essa semana sua saída da companhia e deixa sua marca como administrador. Peres conta com à Decision Report sua trajetória na companhia. “Foi interessante o modo como entrei na IDC. Fui fazer um mestrado nos EUA e entrei na unidade norte-americana. Eles tinham um projeto de estender atuação para América Latina e fui transferido para o Brasil”, conta.

Peres iniciou sua carreira na IDC com analista sênior de serviços de TI para América Latina, virou gerente da área de pesquisa. Logo depois assumiu a diretoria de pesquisa e há cinco anos atua como presidente da empresa no Brasil. “Para quem gosta de Tecnologia da Informação a IDC é a Disneylândia. Sempre tive uma identificação muito forte com a empresa, sua cultura e valores me ajudando a crescer e desenvolver novos negócios, novas ideias para o setor de TI.”

Caminho

Ao longo da sua carreira, Peres foi acumulando experiência de consultor de negócios ao atuar em empresas como a Andersen Consulting, atual Accenture, e Microsoft. Além de trabalhar na área do marketing na rede de lojas de moda C&A.

Mas foi na IDC que Peres trocou de cargo quatro vezes e vai levar a cultura e valores da empresa para sua futura jornada profissional. “Quando eu entrei na IDC dos Estados Unidos, 13 anos atrás, o dono do grupo entregava o bônus pessoalmente para cada funcionário. Ele chegou perto da minha mesa, me cumprimentou, me entregou o envelope e ficamos conversando por 20 minutos”, lembra Peres.

“Naquele momento comprovei a preocupação com o funcionário, com a pessoa. Além disso, a IDC tem uma capacidade analítica muito forte e consolidada no que tange a inteligência de analisar as características e demandas de um mercado. São missões que marcaram minha carreira, vou leva-las comigo”, diz o executivo e acrescenta que ao longo desses anos quebrou uma barreira pessoal: certo bloqueio para falar em público.

Lições aprendidas

“Um curso me ajudou nessa parte, mas foi na IDC que desenvolvi a capacidade de palestrar. Fiz mais de mil apresentações em diversos países, passando adiante esse conhecimento. Acabei virando uma espécie de treinador de apresentadores”, declara com humor. Para ser um bom administrador de empresas o executivo também dá o caminho das pedras.

Segundo ele, é preciso ter um olhar comercial a fim de desenvolver novos negócios com foco em vendas; conhecer o mercado de atuação; cumprir prazos estabelecidos; e saber gerir pessoas. “Esse ultimo, talvez, seja o mais complexo, pois requer muita inteligência emocional e nem sempre é fácil desenvolver essa habilidade. Não existe uma cartilha para isso.”

MBA60segundos é o próximo passo de Mauro Peres. Desde o ano passado o executivo e um sócio montou a empresa de marketing e conteúdo de negócio por meio de vídeos de 60 segundos. A empresa cresceu e tem um grande acervo de vídeos com líderes de mercado explicando assuntos importantes nas áreas de administração, carreira, empreendedorismo, franchising, marketing e sustentabilidade.

Peres fica no cargo de country manager da IDC Brasil até 30 de setembro. A partir dessa data até março de 2013 ainda fará parte da companhia trabalhando meio período em projetos específicos.  Em seu lugar, assumirá Denis Arcieri, que está na companhia há oito anos e ocupa atualmente a função de diretor de Qualidade para a América Latina.

Fonte:http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=11717&sid=34

Você pode se interessar por:

DoctorNet - Redes e Conectividade
Fone: (53) 3028-9559 / Capitais e Regiões Metropolitianas 4004-0435 Ramal 9559
Rua General Osório, 1092 - Centro
Pelotas/RS - CEP 96020-000

Acompanhe-nos

by Sigales.com

  • DoctorNet
  • DoctorNet
  • DoctorNet
  • DoctorNet