Parceiros

Você está aqui: InicialBlogCloud Computing está intimamente ligado ao conceito SaaS

Cloud Computing está intimamente ligado ao conceito SaaS

Publicado em: 17/07/12

Consagrada no mercado de SaaS, Informant desvenda qual relação existe com o conceito SAAS

A ideia de utilizar softwares como serviço, mais conhecidos como SaaS, por meio da internet, em qualquer lugar e independente da plataforma, com a mesma facilidade como se estivessem instalados no próprio computador, já virou realidade e é considerada tendência no mercado de Tecnologia da Informação, graças a Computação em Nuvem (Cloud Computing). Uma pesquisa realizada pela Cisco Global Cloud Networking Survey, com mais de 1,3 mil entrevistados na área de TI, em 13 países, desvenda que, se pudessem fazer apenas uma escolha para mover uma aplicação para nuvem, ela seria focada em: armazenamento (25%), ERP (20%), E-mail (16%), e colaboração (15%).

Tendo como conceito de que todo sistema desenvolvido deve ser armazenado em nuvem, a Informant, primeira empresa brasileira especializada no mercado SaaS e em Criação e Manutenção de Produtos de Software, nasceu com a visão de que investimento em licenças, implantação, treinamento, entre outros fatores, era algo do passado, direcionando assim todos os esforços da empresa para aplicações na web. Dessa forma, a Informant possui conhecimento para implementação de aplicações em nuvem nas mais diversas tecnologias e serviços, como: elasticidade automática, filas, envio de emails, bancos relacionais e não relacionais de alto desempenho, armazenamento, rede de distribuição de conteúdo digital, transmissão de áudio e vídeo, entre outros.

“Se aplicado ao conceito SaaS, em que um software desenvolvido à uma corporação é oferecido como serviço, a aplicação em nuvem permite que o usuário não precise adquirir licenças de uso para instalação, nem dependa de servidores em rede para executá-lo, já que o conteúdo ficará disponível na internet. Se tudo está na nuvem é possível acessar as informações a partir de qualquer computador, em todos os lugares, à hora que desejar. Com isso, conseguimos diminuir significativamente os custos em servidores para exercer a função de datacenter, além de apresentar também uma redução no custo de suporte quanto à implantação de novas versões nos ambientes dos clientes. Devido à natureza da nuvem, as aplicações ficam centralizadas, e não é necessário a transferência de arquivos de atualização. A disponibilidade também é um ponto importante, pois em um ambiente de nuvem bem configurado, com múltiplas zonas de disponibilidade, é virtualmente impossível a aplicação ficar fora do ar”, explica o sócio-fundador da Informant, Piero Contezini.

Desde 2006, a Informant iniciou a trajetória no mercado utilizando Amazon, principalmente para guardar backups e informações próprias. Após 2007, começaram a usar o então chamado Agil ERP, hoje conhecido como ContaAzul e os demais clientes passaram a empregar em ambiente de produção, em 2008. Mas, vale ressaltar que, apesar de qualquer software poder ser aplicado à nuvem, há alguns fatores de infraestrutura que devem ser levados em consideração durante a migração. Para isso, é preciso contar com empresas que tenham conhecimento de como a aplicação deve ser alterada para que possa desfrutar de todas as vantagens da nuvem, e não acabe tendo um alto custo por utilizar rotinas consideradas obsoletas, como arquivos de dados replicados, alto uso de I/O, cópias simultâneas e transferências desnecessárias de dados. Ou seja, é primordial ter o conhecimento da infraestrutura atual, para poder entender quais os requisitos de uma infraestrutura de nuvem. Além disso, os pontos de acesso da aplicação precisam ter boa conexão com a internet, se possível uma conexão redundante, e com mais de um provedor de acesso.

Para compreender qual a relação e os benefícios do Cloud Computing integrado ao conceito de SaaS, basta analisar o mercado. Uma empresa, que necessita de um software específico, pode encontrar várias soluções prontas para isso, mas para poder acessá-la terá que comprar licenças de uso do software, ou até mesmo um hardware específico para executá-la. Em contrapartida, se a instituição encontrar um fornecedor de software, que irá oferecer o mesmo serviço por meio de uma aplicação em nuvem, a empresa interessada paga um valor menor, apenas pelo uso da aplicação, preocupando-se somente com o acesso ao serviço, feito com uma conexão à internet, ou, na pior das hipóteses, com a instalação de algum recurso mínimo, como um plugin no navegador de internet.

“Podemos apontar como principal vantagem a diminuição de custos de datacenter e Recursos Humanos, pois uma aplicação rodando na Amazon, por exemplo, custa muito menos do que em qualquer datacenter, e não requer intervenção em relação a se ter um servidor dentro da empresa. Outra vantagem é a disponibilidade, pois você consegue construir uma aplicação que rode em diversos continentes, com total redundância, a uma fração do custo que teria este tipo de operação com datacenters tradicionais”, finaliza o sócio-fundador da Informant, Piero Contezini.

A equipe da Informant é parceira da Amazon, e possui conhecimento em outros provedores de nuvem, como Rackspace e Microsoft Azure, sendo parceira também da Microsoft em ambientes Azure.

Sobre a Informant: Especializada na prestação de serviços terceirizados em Pesquisa e Desenvolvimento de Software, a Informant se destaca no mercado de SaaS (Software como Serviço), auxiliando na criação de empresas (startups) e produtos personalizados para novos mercados. Hoje, considerada um “atelier de softwares”, a empresa foi a primeira a atuar no Brasil com este foco, por apresentar como principal diferencial softwares customizados de acordo com o mercado de cada cliente. Com metodologia própria para o desenvolvimento de produtos, somada a experiência na criação de produtos SaaS no Brasil, a equipe formada por profissionais altamente capacitados, atua em todas as fases da criação de um produto, oferecendo além do desenvolvimento, consultoria de mercado e validação tecnológica. A empresa é uma das poucas no segmento a crescer 100% ao ano, desde a sua fundação, em 2007. www.informant.com.br

 Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,513796,Cloud_Computing_esta_intimamente_ligado_ao_conceito_SaaS,513796,4.htm

Você pode se interessar por:

DoctorNet - Redes e Conectividade
Fone: (53) 3028-9559 / Capitais e Regiões Metropolitianas 4004-0435 Ramal 9559
Rua General Osório, 1092 - Centro
Pelotas/RS - CEP 96020-000

Acompanhe-nos

by Sigales.com

  • DoctorNet
  • DoctorNet
  • DoctorNet
  • DoctorNet